Super bff do ambiente

Há muito que acho que podemos ir mais além do que fazemos todos os dias, no que toca aos cuidados com o ambiente.
Não, ainda não tenho um carro eléctrico, mas chegará o dia. Até lá, um coisinha aqui e outra ali ajudam-me a ser mais amiguinha do ambiente.

Já fiz algumas mudanças nos hábitos lá de casa, a título de exemplo, o Vicente já bebe o leitinho matinal com palhinha de inox, e corre tudo bem. Mas sim, há muito mais a fazer e encontrei a loja certa para me aventurar por outros lados, a Maria Granel em Campo de Ourique em Lisboa.

Escolhi 6 produtos que por lá existem e acho que vos poderão interessar.

Começamos pelo shampoo. Menos uma embalagem de plástico no mundo e há para todo o tipo de cabelos, fiquei curiosa, será que é desta que o meu cabelo seco encontra um bom amigo?

(Cheira-me que é coisa para durar mais tempo que shampoo tradicional)

 

Seguimos para a pasta dos dentes. Cá está algo que também me causou alguma curiosidade. E atenção que algures na parede da loja ensinam a fazer pasta dos dentes caseira.

 

E agora os discos desmaquilhantes reutilizáveis. Comprei, testei, sou feliz.
Sim, sei que as “rodelinhas” brancas não custam assim tanto dinheiro, mas a verdade é que compramos estas coisas em doses industriais ao longo de uma vida, e é tudo menos ecológico. Basicamente usam-se e lavam-se na máquina, como são 100% algodão, são bastante suaves no contacto com a pele e olhos. Amo.

 

Seguimos agora para outra coisa que poderá revolucionar os hábitos cafezeiros lá de casa, cápsulas de café reutilizáveis e compatíveis com as máquinas Nespresso. Claro que dá trabalho encher cada uma delas etc, etc, etc… mas o objectivo é não ser preguiçosa e fazer qualquer coisa pelo ambiente, e às quantidades loucas de cápsulas que gastamos lá em casa, se calhar está na hora de por fim àquilo. Pensem nisso também.

 

E agora estas coisas boas que vão acabar com os metros e mais metros de folhas de alumínio e de “cellofane”. Aqui estão umas coisas boas que servem o mesmo propósito, só que podemos reutilizar vezes sem conta, as Bee wrap são obrigatórias.

 

E agora, o que poderá causar alguma espécie. Vamos falar dos pensos higiénicos reutilizáveis.
Estamos prontas? Então vamos a isso.
Eles existem, não me parecem desconfortáveis, mas poderão causar algum aumento de volume naquela zona, porque, sendo tecido, não são extremamente finos. Usam-se e lavam-se, bem à semelhança do tempo das nossas avós. Como funciona? É uma espécie de envelope que se prende à cuequinha com um botão.
Parecem-me uma alternativa viável, falta testar.

Ficamos por aqui, se souberem de mais alguma coisa “show” do mundo da ecologia digam-me. Boa?

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *